ÁCIDO HIALURÓNICO  ( A H )

HIALURONANO 

 

O ácido hialurónico ( AH ) é um polissacárido linear, formado por unidades dissacáridas contendo N-acetil-D : glucosamina e ácido glucurónico.
Tem um elevado peso molecular, na ordem dos milhões de Daltons e apresenta propriedades viscoelásticas que são influenciadas pelas suas características poliméricas e polielectroliticas.

O AH está presente em quase todos os tecidos e fluidos biológicos humanos.

O ácido hialurónico é um dos principais componentes da matriz extracelular da cartilagem e das camadas superficiais da sinovial e também está presente, em elevadas concentrações, no liquido sinovial.

As propriedades viscoelásticas do AH, proporcionam funções protectoras ao liquido sinovial, como a lubrificação e absorção do choque.

O AH promove a absorção do choque durante os movimentos rápidos da articulação ( corrida e salto ) e a lubrificação, durante os movimentos lentos ( marcha ).

No joelho a quantidade total de AH é estimada entre 4 a 8 mg.

Para utilização em tratamentos médicos intra-articulares, o AH é produzido quer a partir da crista de galináceos ( nestas preparações podem surgir reacções de carácter alérgico ), quer por técnicas de biologia celular.

As formas mais comuns para uso clinico de ácido hialurónico, são o Hylan G-F 20 e o Hialuronato de sódio. Há também formas de gel de ácido hialurónico, mas estas apenas apresentam propriedades de lubrificação.

O mecanismo de acção do AH administrado intra-articular é ainda desconhecido.

A semi-vida do AH exógeno ( sintético ) administrado intra-articularmente, é reduzida e muito provavelmente devido ao continuo turnover do liquido sinovial. Esta semi-vida estende-se desde as 17 horas, até aos 1,5 dias, dependendo a mesma do tipo da preparação utilizada.

A administração intra-articular do AH, tem descritas algumas reacções adversas, tais como : eritema, dor articular, tumefacção articular, prurido, caimbras, sinovite aguda. Reacção severa assemelhando-se a sinovite séptica, pode ocorrer na razão de uma, em cada 500 aplicações intra-articulares.

 

Página alojada e assistida por Alternet - Comunicações Alternativas Lda
Última alteração a 02-03-17
informacoes