A frequente relutância do doente , em ser internado para realizar um procedimento cirurgico, por minimo que seja, a reduzida disponibilidade hospitalar em leitos, para instalar o doente na altura mais oportuna, o aumento significativo dos custos de permanência do doente no hospital, a melhoria significativa nas técnicas e instrumentais cirurgicos , o controlo quase a 100% da infecção, terão sido algumas das razões fundamentais, para que nos últimos anos, por todo o mundo, se tenha vindo a desenvolver uma prática de actos cirurgicos, que embora não inovadora de todo, se têm manifestado como muito eficiente e ganho o aplauso de médicos, doentes e responsáveis da saúde.

A esta prática de cirurgia, em situações de variada qualidade e complexidade, mantendo-se para o efeito o doente, apenas algumas horas internado numa clinica ou hospital, chama-se Cirurgia de dia ou Cirurgia de Ambulatório.

A Artroscopia e a Cirurgia Artroscópica, desenvolvem-se fundamentalmente neste ambiente e se dele muito vieram a beneficiar, também a ele têm dado grande difusão e reformulação.

Para a Artroscopia ou Cirurgia Artroscópica, o doente não necessita pois, de longa permanência no hospital. Assim, desde que em consulta prévia se tenha determinado da conveniência da prática de tratamento por técnica artroscópica, o doente apresentar-se-á na clinica apenas no dia da intervenção. A preparação pré-operatória do membro em causa, foi efectuada na véspera, em casa e de acordo com instruções muito precisas fornecidas em protocolo próprio. Nesse mesmo dia, depois da intervenção cirurgica e após ter recuperado, durante 3 a 4 horas, da anestesia local a que foi sujeito, está normalmente em condições de regressar a casa.

Na altura da saída, recebe do anestesista e do cirurgião algumas recomendações e passa a ficar sob protecção da família, bem como do médico através do telefone.

Com o controlo posterior, em ambulatório, o doente vê o seu problema rapidamente resolvido e sem ter sido necessário recorrer a mais de 12 horas de internamento.








©1997 Olympica Internacional

Página alojada e assistida por Alternet - Comunicações Alternativas Lda
Última alteração a 02-03-17